fevereiro 19, 2013

Aprendendo no Deserto

“Cheio do Espirito Santo, voltou Jesus do João e foi levado pelo Espirito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante esse tempo ele nada comeu terminados esses dias teve fome” (Lucas 4,1-2).


Começo a Palavra da semana fazendo algumas perguntas.


Como você imagina um deserto? Muitos com certeza visualizam terra seca, sol forte, sem sombra alguma um lugar sem ninguém por perto e quente. Depois de visualizar esse deserto, faço mais uma pergunta:aonde esse deserto se encaixa em sua vida? Como está o seu coração? Há água suficiente para seguir em frente? Em que ponto do deserto você se encontra? Talvez sejam muitas perguntas, mas acredito que Deus te dá todas as respostas. Fico a imaginar Jesus nesse deserto e penso de onde vinha tanta força. E vejo que Jesus era uma pessoa que tinha meta, foco em seus objetivos, e o maior deles era a missão que Deus lhe confiara.

Quantas vezes somos levados ao deserto assim como Jesus, e sentimos que de alguma forma somos provados, tentados a parar, pois, a nossa alma começa a sentir sede de Deus, medo e principalmente desanimo?
 Jesus como grande exemplo vem agora nesse tempo quaresmal nos convidar a viver uma profunda reflexão sobre a vida em si, onde podemos mudar, aonde podemos melhorar. Há muitas dificuldades, mas se tivermos a palavra de Deus, o jejum e a oração como armas, com certeza sairemos vitoriosos desse deserto. Jesus como filho de Deus foi tentado a largar tudo àquilo que Deus já tinha como missão a ele, mas Jesus de alguma forma através do seu jejum e do seu amor conseguiu vencer todo o obstáculo no deserto.
Satanás lhe ofereceu tudo, tentou Jesus, o colocou a prova, mas Jesus disse: Não tentarás o Senhor teu Deus (Lc4, 12), e nessa hora ele se retirou. Jesus já tinha todas as respostas em seu coração para que assim pudesse vencer todos aqueles dias. E nós, estamos preparados? O nosso coração está em comunhão com Deus nesse tempo? Nada pode nos abalar, nem nos vencer porque Jesus já veio nos ensinar que quem tem o Espirito Santo terá força para enfrentar qualquer coisa.
Preparemos o nosso coração… Se no deserto nos encontramos, saiba que ele não durará para sempre, chegará uma hora que nossa terra será regada abundantemente com a água Viva que nunca mais nos deixará ter Sede. Tempo quaresmal, tempo de voltar para Deus e definitivamente deixar Jesus nos ajudar a nos tornar mais fortes através desse deserto, se preciso, deixe o Espírito te levar até lá, porque com certeza Deus tem propósitos, só basta acreditar. Tudo acontecerá para você desistir, mas persista e não desista. Jesus enfrentou o deserto e você como filho de Deus também pode. O mundo pode oferecer o que for, mas permaneça firme em Cristo!
Paz e bem
Viviane Rosa

fevereiro 15, 2013

Carta de Dom Milton



Caríssimos irmãos e irmãs no Senhor,

                Ao iniciar o mês de fevereiro, quero chamar a atenção de todos vocês para o tempo da Quaresma, cujo início ocorrerá na Quarta-feira de Cinzas, neste ano no dia treze de fevereiro; quando na Igreja do Brasil faz-se a abertura da Campanha da Fraternidade, cujo tema neste ano é: “Fraternidade e Juventude”, e o lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).
                O tempo quaresmal nos convida a confrontar nossa vida com o mistério da Morte e Ressurreição do Senhor, ou seja, romper com todo pecado, todo egoísmo e todo mal, para poder ressuscitar com o Senhor numa vida nova, transfigurada pela sua graça! Cabe a cada um de nós examinar a própria vida, atitudes, comportamentos e ações à luz do Evangelho, e, sobretudo do exemplo de Jesus; para a partir daí assumir gestos concretos de conversão, seja em nível pessoal como comunitário.
                Neste esforço quaresmal, a Campanha da Fraternidade pode nos ajudar! A cada ano a Igreja ao propor um tema para a Campanha, quer levar os fiéis à uma dimensão mais concreta no seu esforço de conversão, tendo em vista não só o bem pessoal, mas o bem comunitário e social. Neste ano, o convite que a Igreja nos faz é olharmos para a realidade dos jovens, chamados a ser, hoje, “missionários da nova evangelização”!
                A Campanha da Fraternidade, neste ano, quer ajudar-nos também a nos preparar para o grande acontecimento que deverá realizar-se em nosso país, no próximo mês de julho, ou seja, a Jornada Mundial da Juventude, cujo tema proposto pelo Papa Bento XVI é “Ide e fazei discípulos entre as nações” (cf. Mt 28,19).
                “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) é o lema desta campanha. É já uma resposta que todos nós batizados somos convidados a dar diante da ordem de Jesus! Acolhendo o convite que Jesus faz para colaborar com Ele, fazendo ressoar o Evangelho por toda parte, somos, assim, levados a dizer como o profeta: “Eis-me aqui...” ... “pode contar comigo”!... “Envia-me”!!!
                São muitos os aspectos que poderão e deverão ser tratados em nossas comunidades que dizem respeito aos jovens, durante o tempo da Campanha e depois dela; mas, gostaria de chamar-lhes a atenção a alguns dentre eles que mereceriam uma atenção especial da nossa parte.
                Na Mensagem para a 16ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), o Papa Bento XVI chama a atenção dos jovens para dois campos específicos, onde os jovens podem atuar de maneira mais determinante com seu ardor missionário: o primeiro é o das comunicações sociais, em particular o mundo da internet; e o segundo é o da mobilidade.
                No campo das comunicações sociais, em particular o da internet, será importante estimular os jovens para o esforço de evangelizar este “continente digital”, difundindo nas redes sociais que cada um dispõe, os valores do Evangelho, a palavra da Igreja, os testemunhos eloquentes de santos e santas jovens, a própria experiência de fé e compromisso nas comunidades em que vivem.
                A realidade da mobilidade humana é também um forte desafio, dado o número cada vez maior de pessoas, sobretudo jovens, que são obrigadas a transferir e mudar de Região ou País, por razões econômicas ou sociais. Neste aspecto pensemos nas muitas famílias de bolivianos, haitianos, e de outros países que chegam a São Paulo em condições desumanas na espera de encontrar trabalho e melhores condições de vida.
                Seria importante que nos perguntássemos qual a resposta que damos a estes desafios, mas acima de tudo como desencadear entre nós, a começar dos nossos jovens, um novo sentido para a vida e um novo ardor missionário? Como temos preparado nossos jovens para assumirem seu papel na Igreja e no mundo, como testemunhas da esperança?
                Nunca será bastante repetir que a urgência no que diz respeito à juventude, é de ajudar os jovens ao encontro com Jesus, à uma experiência viva e duradoura de fé!
                O grande cenário onde se realiza a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude deste ano, é o do ANO DA FÉ.  No clima deste ano, ainda o Papa Bento XVI na sua Carta Porta Fidei afirmava a necessidade sempre atual de “redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo.”
                No esforço de realizar o mandato do Senhor: “Ide e fazei discípulos entre as nações”, são sábias as palavras de Bento XVI: “Queridos amigos, nunca esqueçais que o primeiro ato de amor que podeis fazer ao próximo é partilhar a fonte da nossa esperança: quem não dá Deus, dá muito pouco.”
                Será importante, então, que aproveitemos o tempo da Campanha da Fraternidade para oferecer aos jovens oportunidades para que eles possam encontrar-se com o Senhor, na escuta da Palavra, na adoração da Eucaristia, no Sacramento da Penitência, naqueles atos de piedade como a via sacra e o santo rosário. Seria interessante também aproveitar o tempo quaresmal para desencadear entre os jovens o interesse pelo Catecismo da Igreja Católica, seja na versão do Compêndio, como do Youcat, através de encontros, gincanas e das redes sociais para iniciativas que visem difundir a fé da Igreja!
                Aproveito esta ocasião para fazer um novo apelo para que em todas as paróquias e comunidades se intensifique o esforço de cadastrar famílias acolhedoras para os Jovens peregrinos, e, voluntários dispostos a dar tempo e colaboração na organização e realização da Semana Missionária. Da mesma forma, deixo o meu apelo para que em todas as comunidades já estejam constituídas as Comissões Paroquiais, cujos representantes deverão encontrar-se nas próximas semanas.
                Sem querer alongar-me, chamo-lhes a atenção para alguns acontecimentos importantes para nossa presença e participação:
                13/02 - QUARTA-FEIRA DE CINZAS, dia de jejum e abstinência, início do tempo quaresmal e abertura oficial da Campanha da Fraternidade, com celebração eucarística e bênção e imposição das cinzas em todas as paróquias de nossa Arquidiocese;
                15/02 - Encontro do Arcebispo com o Clero da Arquidiocese - 08h30 às 12h30 - Colégio Agostiniano Mendel - Teatro Fernando Torres, Rua Padre Estêvão Pernet, 588, Tatuapé;  
                17/02 - Abertura da CF-2013 na Região Episcopal Brasilândia - 14h - Caminhada com início no Mercado Municipal de Pirituba, Rua Almirante Isaías de Noronha, 163, dirigindo-se à Comunidade Missão Mensagem de Paz, Av. Paula Ferreira, 3715, onde haverá a celebração da Santa Missa (os Padres e Diáconos devem levar paramentos roxos);
                23/02 - Assembleia Regional de Pastoral - com local e horário ainda a ser definido;
                24/02 - Encontro com representantes das Equipes Paroquiais da Semana Missionária e JMJ - 15h, na Comunidade Missão Mensagem de Paz;
                26 a 27/02 - Reunião de avaliação e planejamento da Região Episcopal Brasilândia com o bispo e a comissão de presbíteros - local a definir;
                28/02 - Reunião do presbitério da Região das 09h às 16h - Centro Pastoral Santa Fé.
               
Quero, enfim, transmitir-lhes meu abraço e certeza das minhas orações. Desejo que todos tenhamos um tempo quaresmal repleto de muitas graças e gestos de conversão e solidariedade.
                A todos invoco a bênção de Deus, em Cristo, o irmão,

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo Auxiliar de S. Paulo
Vigário Episcopal da Região Brasilândia

fevereiro 07, 2013



O GRUPO DE JOVENS PERTENCENTE AO JÉ- SHUÁ CONVIDA A TODOS, no dia 11/02 segunda-feira para o Barzinho de Jesus, a partir das 21h.



Na terça-feira dia 12/02 os jovens continuarão promovendo o evento de Carnaval 

Para participara esta sendo cobrado o valor será de R$10,00 com direito a café da manhã e almoço. 

O evento será na comunidade Nossa Senhora Aparecida, com muito Louvor, comes e bebes. Rua Eduardo Costa, 46 Jd Damasceno



Vamos pular um Carnaval diferente, na presença do Senhor Jesus!!! Esperamos por vocês... 



Jé-Shuá Damasceno.



fevereiro 04, 2013

ABERTURA REGIONAL DA CF-2013

A abertura regional da Campanha da Fraternidade 2013 será realizada no domingo dia 17 de fevereiro, às duas da tarde com concentração no Mercado Municipal de Pirituba situado na Rua Almirante Isaias de Noronha, 163 e caminhada até a Comunidade Missão Mensagem de Paz.
O Tema deste ao será: Fraternidade e Juventude e o 
Lema: Eis-me aqui, envia-me! (Is 6,8)


XXI ALEGRAI-VOS





A Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de São Paulo realiza pela 21ª vez o Alegrai-vos, tradicional evento de carnaval que agita e leva os católicos da capital paulista a viverem momentos de intimidade e adoração ao Deus da vida.


Neste sentido, queremos te convidar para juntos vivermos este momento de fé, lembrando que "se creres verás a glória de Deus" (JO 11, 40)

Em 2013, o encontro acontecerá no Salão da Paróquia San Gennaro, na Mooca. Estarão conosco os Padres José Roberto (Assessor Eclisiástico da RCC São Paulo), Paulo Eduardo (Diretor Espiritual do MJ São Paulo) e Adriano Zandoná (Com. Canção Nova) e os ministros de louvor Salette Ferreira, JAM, Vida Reluz, Louvor e Glória e Grupo Chamas.

Serviço:
Encontro de Carnaval Alegrai-vos
De 10 a 12 de Fevereiro
A partir das 7h30 da manhã