maio 29, 2011

COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA: "VIVA A MÃE DE DEUS E NOSSA"

No dia 29 de maio de 2011, as comunidades da paróquia  celebraram com entusiasmo e ardor missionário a Coroação de Nossa Senhora. Este momento cheio de graça foi vivenciado pelas comunidades com grande eloquência!

A comunidade Nossa Senhora Aparecida , o Grupo de Rua Caminhando com Maria organizou uma procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas ao redor da igreja. Na matriz o grupo de catequese celebreou com o mesmo ardor missionário.

No mês de maio, juntamente com a Legião de Maria , o Apostolado da Oração e o Grupo de Rua , a paróquia vienciou   a presença  de Nossa Senhora em seus trabalhos pastorais . Assim como ela, todas as mães de nossas comunidades se identificam com a imagem de Maria: mulher-mãe e esposa.  

Celebrar a Coroação de Maria é mergulhar no mistério da fé que nos aponta a colaboração da humanidade na Obra da Salvação , onde Deus escolhe a Maria pra mãe do Redentor!!!

maio 28, 2011

MANHÃ DE REFLEXÃO E PRODUTIVIDADE!

A paróquia juntamente com os membros do CPP realizaram na manhã do dia 28 de maio de 2011 das 09h às 12h a reflexição sobre " PARÓQUIA, TORNA-TE O QUE TU ÉS - Carta Pastoral à Arquidiocese de São Paulo".

Os trabalhos foram conduzidos pelo padre André de Paiva Oliveira, o administrador paroquial e pela Keli Ferrreira dos Santos, a articualdora do CPP.

O padre resaltou a importância de sermos paróquia em uma região esquecida pelos governantes, mas não esquecidos por Deus. Aliás, não devemos deixar que o pre-conceito nos paralise diante da missão evangelizadora, todavia lembrando que "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, ainda haverá guerra." (Bob Marley)

Finalmente, concluimos a leitura reflexiva do livro e depois respondemos ao questionário de cem perguntas. Terminamos com um almoço comunitário irmandos na fé e na solidariedade de Jesus Cristo.




maio 21, 2011

BAILE DA FAMÍLIA

A Paróquia São José Operário promove o Baile da Família que será no dia 28 de maio de 2011, iniciará às  20h.  O baile vai ocorrer no salão da Paróquia São José Operário, na  Av. Hugo Ìtalo Merigo, 1152, Jd. Damasceno. Haverá o jantar da família com dança, brincadeiras, comes e bebes. Os participantes devem  retirar o  convite na secretaria paroquial no valor de R$ 5,00.

Você é o nosso convidado para este grande evento da família!!!

Informações: (011) 3923-7179 de terça-feira a sábado das 13h00 às 19h00.

maio 20, 2011

OLHAR EPISCOPAL - EDIÇÃO 09

A PALAVRA DE ORDEM É PARTICIPAÇÃO


No texto das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, os bispos, tratando das perspectivas de ação das urgências da ação evangelizadora, sugerem: “Incentive-se cada vez mais a participação social e política dos cristãos leigos e leigas nos diversos níveis e instituições, promovendo-se a formação permanente e ações concretas. Incentive-se a participação, ativa e consciente, nos Conselhos de Direitos. Quer promovendo, quer se unindo a outras iniciativas, incentive-se a participação em campanhas e outras iniciativas que busquem efetivar, com gestos concretos, a convivência pacífica, em meio a uma sociedade marcada por violência, que banaliza a vida” (DGAE 2011-2015, n. 107).
Entre nós, na Arquidiocese de São Paulo, atendendo a um apelo de nosso arcebispo dom Odilo Pedro Scherer, desde o início deste ano, desencadeia-se um processo de formação e articulação dos candidatos aos Conselhos Tutelares da Criança e do Adolescente, cujas eleições deverão ocorrer no próximo dia 17 de agosto.
Alguns passos importantes foram dados: em primeiro lugar, foi constituída uma equipe de articulação em defesa da criança e adolescente, formada por membros da Pastoral da Criança, Pastoral Fé e Política, Pastoral do Menor, do CLASP e Pastoral da Juventude; foi promovido um primeiro encontro, no dia 2 de abril, no Centro Pastoral São José (Belém) com um significativo número de representantes das seis regiões episcopais, e das dioceses de Santo Amaro, Campo Limpo e São Miguel, quando foram elencadas várias propostas para a formação e articulação dos candidatos aos conselhos tutelares; no dia 14 de abril, realizou-se na Câmara Municipal de São Paulo uma audiência pública promovida pela equipe acima mencionada e pela Comissão de Defesa da Criança e Adolescente da Câmara Municipal de São Paulo.
No próximo sábado, 21 de maio, esperamos reunir novamente os candidatos das seis regiões episcopais, ligados às paróquias e comunidades da Arquidiocese, com a finalidade de se traçar um planejamento de ações a partir das propostas do encontro do dia 2 de abril, ou seja:
1. Realizar um encontro para todos os candidatos da Arquidiocese de São Paulo, a fim de se conhecer os candidatos e para que eles possam conscientizar-se das expectativas que a Igreja tem sobre eles;
2. Criar espaços para formação dos candidatos por região ou diocese (Santo Amaro, Campo Limpo e São Miguel);
3. Elaborar um material formativo/informativo para todas as paróquias, comunidades e entidades católicas;
4. Motivar, sensibilizar para as equipes regionais ou diocesanas se organizarem.
Considerando a importância do momento e os passos dados para articular, preparar, animar e fortalecer os candidatos das regiões episcopais para participarem do processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares de 2011, acreditamos que será importante conscientizar e sensibilizar nossas comunidades para participar da eleição dos conselhos tutelares, através da divulgação mais ampla possível do folder formativo e informativo que chegará nas próximas semanas às paróquias e comunidades de nossa Arquidiocese; oferecer oportunidade para que os candidatos católicos, membros das paróquias, e comprometidos com a promoção das crianças e adolescentes, possam apresentar-se as comunidades para ouvir suas expectativas e propostas e ao mesmo tempo apresentar seus compromissos de atuação.

Será importante, também, desencadear um processo de escolha e acompanhamento efetivos desses candidatos de forma que, periodicamente, possam encontrar-se com as lideranças das comunidades para informá-las e sensibilizá-las para a realidade muitas vezes cruel em que vivem as crianças e adolescentes em situação de risco e, ao mesmo tempo, fazer uma “prestação de contas” das ações viabilizadas pelos conselhos tutelares.
Dentro deste processo, será necessário lembrar de tempos em tempos àqueles candidatos que se elegerem que “é imprescindível que o discípulo se fundamente no seguimento do Senhor que lhe concede a força necessária, não só para não sucumbir diante das insídias do materialismo e do egoísmo, mas para construir ao redor dele um consenso moral sobre os valores fundamentais que tornam possível a construção de 0uma sociedade justa” (DA 506).
Será de grande valor que o acompanhamento dado aos candidatos neste período que antecede a eleição para os Conselhos Tutelares de 2011, perdure e continue após as eleições de tal forma que possam sentir-se sempre animados pelos valores evangélicos nas suas atitudes e, possam tornar realidade o fato de “que é a vocação fundamental da Igreja neste setor formar as consciências, ser advogada da justiça e da verdade e educar nas virtudes individuais e políticas” (DA 508).
A palavra de ordem é participar! Prevê-se para o próximo dia 18 de junho um Fórum de Discussão e Debate sobre a participação nos Conselhos Tutelares, com a presença inclusive do Ministério Público. Não deixemos de medir esforços em participar, lembrando-nos sempre que as grandes causas se fazem com pequenas ações, que a conquista de uma sociedade justa e fraterna exige de nós fé profunda, compromisso efetivo com a comunidade que nos anima e sustenta, santidade e coerência de vida, e disponibilidade em participar!
Dom Milton Kenan Junior
Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal para a Região Brasilândia

maio 16, 2011

NOVO HORÁRIO DAS MISSAS NA PARÓQUIA

A partir do mês de junho de 2011 a Paróquia São José Operário do Jardim Damasceno Setor Cantaros terá novo horário das missas semanais e dominicais.
HORÁRIO DAS MISSAS

Segunda -feira - Missa - Sete e meia da noite - Após missa Grupo de Oração às oito da noite -Comunidade Santo Expedito
Terça-feira - oito da noite na Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Quarta-feira - oito da noite na Matriz São José Operário
Quinta -Feira - Missa às sete e quarenta e cinco da noite - Após Grupo de Oração São Miguel Arcanjo às oito da noite

1ª Quinta-feira - Dia de Adoração Paroquial - Matriz São José Operário -Missa as oito da noite

1ª sexta-feira - Missa do Sagrado Coração de Jesus - oito da noite - Matriz São José Operário

Todo dia 19 - Missa em honra a Santo Expedito - oito da noite - Comunidade Santo Expedito

Sábado - Encontro Ministério Jovem - sete da noite

Domingo
sete e meia da manhã - Comunidade N Sra Aparecida

nove da manhã - Comunidade Santo Expedito
dez e meia da manhã - Matriz São José Operário

seis da tarde - Comunidade N Sr Aparecida

sete e meia da noite - Matriz São José Operário

NOVO SECRETARIO PAROQUIAL

A Paróquia São José Operário recebe novo secretario paroquial Emerson Martins de Souza, que estará na secretaria de terça-feira a sábado das 13h às 19h. Situada a  Rua Hugo Ítalo Merigo, 1152 - Jardim Damasceno - CEP: 02879-000 - São Paulo - SP - Tel.: 3923.7179
e-mail.: saojosedamasceno@ig.com.br

maio 10, 2011

ENCONTRO DA REGIÃO BRASILANDIA MINISTÉRIO JOVEM

COORDENAÇÃO PASTORAL DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO E COMPOSIÇÃO DO CAP (CONSELHO ARQUIDIOCESANO PASTORAL)

Coordenações pastorais:
 1) Dos Ministérios Ordenados (1 padre e 1 diácono) (Dom Tomé)

- Pastoral Vocacional;
      - Escola Arquidiocesana São José para o Diaconato Permanente;
       - Seminários.

 2)    Da Vida Consagrada (1 religioso e 1 religiosa) (Dom Odilo)

- CRB;
      - Leigas / os consagrados.

3)    Da Animação Missionária (2 leigos) (Dom Odilo)

- Comissão Missionária Arquidiocesana (COMIAR);
      - Organizações Missionárias das Congregações Religiosas;
      - Cominho Neocatecumenal.
 
4)    Da Animação bíblico-catequética (1 Leigo e 1 religiosa) (Dom Tarcísio)

- Equipe bíblico-catequética arquidiocesana;
      - Pastoral do Batismo e da Crisma;
      - Pastoral do Dízimo.

5)    Da Liturgia (1 padre e 1 leigo) (Dom Joaquim)

- Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Arte Sacra;
      - Comissão dos Bens Culturais da Igreja.
 
6)    Do Serviço da Caridade, Justiça e Paz (3 leigos) (Dom Milton)

- Cáritas Arquidiocesana;
     - Pastorais Sociais (Pastoral da Criança, Pastoral Indigenista, Pastoral do Menos, Pastoral dos     Migrantes, Pastoral da Moradia, Pastoral da Mulher Marginalizada, Pastoral da Saúde, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Sobriedade, Pastoral Carcerária, Pastoral da Ecologia, Pastoral Afro, Pastoral dos Nômades, Pastoral dos Portadores de Deficiência);
    - Comissão Justiça e Paz;
   - Centro Santos Dias.

7)    Da Vida e da Família (2 leigos) (Dom Joaquim)

- Pastoral Familiar;
      - Preparação para o Sacramento do Matrimônio;
      - Encontro de Casais com Cristo;
      - Movimentos e Associações Familiares;
      - Movimento de Valorização Humana;
      - Equipes de N. Senhora;
      - CENPLAFAM;
      - Confederação das Famílias Cristãs;
      - Pastoral da Terceira Idade.
 
8)    Do Aprofundamento da Fé (1 padre e 1 leigo) (Dom Edmar)

- Faculdade de Teologia;
      - Curso de Teologia para Leigos e Escolas da Fé.
 
9)    Do Laicato (2 leigos) (Dom Tomé)

- Conselho de Leigos da Arquidiocese (CLASP);
      - Sociedade São Vicente de Paulo;
      - Sociedade São Vicente de Paulo;
      - Legião de Maria;
      - Federação do Apostolado da Oração;
      - Associação das Damas da Caridade de São Vicente;
      - Federação Congr. Marianas da São Paulo;
      - Federação Ligas Católicas Jesus, Maria José;
      - ederação Mariana Feminina;
      - Associações de leigos, em geral;
      - Associação de leigos ligadas à espiritualidade das Congregações Religiosas.

10) Do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (2 leigos) (Dom Odilo)

- Pastoral Ecumênica e do Diálogo Inter-religioso.

11) Da Juventude (2 leigos) (Dom Tarcísio)

- Setor Juventude

12) Da Educação e Ensino Religioso (2 leigos) (Dom Edmar)

- Pastoral da Educação;
      - Ensino Religioso;
      - AEC;
     - Ligas dos Professores Católicos;
     - Campanha da Fraternidade.

13) Dos movimentos e Novas Comunidades (Dom Tomé)

- Comunhão e Libertação;
      - Encontro Fé e Luz;
      - Movimento Apostólico Schoenstatt;
     - Movimento de Cana;
     - Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil;
     - Movimento de Emaús;
     - Movimento dos Folclores;
    - Renovação Carismática Católica;
    - Renovação Cristã do Brasil;
    - Novas Comunidades (48 cadastradas).
 
14) Das CEBs e grupos de Rua (2 leigos) (Dom Milton)

- Equipe Arquidiocesana de CEBs.
 
15) Do Mundo da Cultura e da Política (2 leigos) (Dom Edmar)

- Arquivo Metropolitano;
      - Pastoral da Fé e Política;
      - Comissão de Bioética.
 
16) Do Vicariato Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua (1 padre e 1 leigo) (PE. Júlio Lancellotti)
 
17) Do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação (1 padre e 1 leigo) (Côn. Aparecido Pereira)

- Rádio 9 de Julho;
      - Jornal O São Paulo;
      - Folheto Povo de Deus;
      - Site da Arquidiocese;
      - Assessoria de Imprensa;
      - Pastoral da Comunicação.

18) Do Vicariato da Universidade (1 padre e 1 leigo) (Dom Edmar)

- Pastoral Universitária;
      - PUC;
      - UNIFAI;
      - Outras Faculdades Católicas;
      - Universidades e Faculdades em Geral.
 
19) Do Mundo do Trabalho (2 leigos) (Dom Milton)

- Pastoral do Mundo do Trabalho;
     - CEAT;
     -  Obra Kolping do Brasil.
 
20) Secretariado de Pastoral (Dom Milton)

maio 02, 2011

ENCERRAMENTO DA FESTIVIDADE DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO

A paróquia festejou e vivenciou com muita alegria durante o tríduo de São José Operário a manifestação da fé, da esperança e  da magnitude da vida de seu padroeiro.

No dia  do encerramento da festividade do padroeiro, 01  de maio de 2011 também celebramos o dia  do trabalhador, da Misericórdia e  pudemos vivenciar o proceso de beatificação do Papa João Paulo II.

Contamos com a presença do bispo da Região Episcopal Brasilândia , Dom Milton Kenan Junior que celebrou juntamente com o padre André Oliveira Paiva (PF) e com os paroquianos.

Durante a missa Dom Milton Kenan Junior  realizou a bênção do novo crucifixo da Paróquia, e a bênção da da Capela do Santissimo Sacramento inaugurada.Veja a seguir como foi este momento:



(Imagem do Padroeiro São José Operário)
(Procissão da imagem de São José Operário)
(Presença do  Pe. Konrad Körner Conrado - Com Bom Pastor)
(Presença do Bispo Dom Milton Kenan Junior - Região Epicospal Brasilandia))
(Capela do Santissimo Sacramento)
(Fotos Por: Keli Ferreira dos Santos)