agosto 29, 2011

OCORREU NA PARÓQUIA FORMAÇÃO PARA OS MINISTÉRIOS DE MUSICA E ARTES


O Ministério de Música e Artes uma das expressões artísticas que temos dentro da RCC (Renovação Carismática Católica) que abrangem a música, a dança, o teatro, as artes plásticas e etc. Realizou na presença do coordenador da Região Brasilândia Fabio Rosa, 33 anos um evento formativo entre os dias 27 e 28 de agosto de 2011, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida pertencente a Paróquia São José Operário do Jardim Damasceno.


O coordenador Fabio Rosa juntamento com o ministério de música Shalom ministraram o primeiro dia deste evento com louvor, oração, efusão do Espírito Santo e partilha da palavra de Deus. Neste primeiro momento o Fabio Rosa ministrou a palavra At 9, 8ss e no segundo momento ministrou a  palavra de Deus a coordenadora da intercessão Meire Zeza.


 
No segundo dia esteve presente animando o encontro o ministério Restauração e foi o coordenador Regional Episcopal Brasilândia no Setor Cântaros Zildenor Antônia de Araujo da RCC quem ministrou a palavra.



O evento proporcionou um novo reavivamento dos ministros das artes e comprometimento com a obra de Nosso senhor Jesus Cristo.

agosto 28, 2011

NOITE DE ALEGRIA VERDADEIRA: O CARDEAL DOM ODILO PEDRO SCHERER PRESENÇA DE DEUS NO JD. DAMASCENO


"Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles."
Mt, 18,18

 


Por Keli Ferreira dos Santos

 
A comunidade Nossa Senhora Aparecida vivenciou um momento de grande graça, o Cardeal Dom Olido Pedro Scherer, esteve presente conosco na noite do dia 27 de agosto de 2011 às 19h em nossa comunidade.

Nesta noite, o cardeal abençoou o altar, a cadeira de presidência, o ambão, a cátedra, a mesa da palavra, a Capela do Santíssimo e depositou em frente ao altar as relíquias de Santa Paulina, de Santo Afonso Maria de Ligório, de Santo Antonio de Sant’Anna Galvão, do Beato José de Anchieta.

As reliquias tem por significado que todos os martires participaram da morte de Cristo  derramando seu sangue pela causa do evangelho e pelo Senhor. Estes estiveram em sintonia com a proposta de Cristo e por isto participam junto com ele da glória de Deus.


O Cardeal Dom Olido, explicou a importância da bênção de cada rito realizado por ele, foi um momento de grande unção, porque a assembléia compreendeu que os símbolos representam a presença de Deus em toda a liturgia. 
Dom Odilo  falou “é importante rezar o terço, é importante fazer a oração pessoal de manhã, a noite, mas quando estamos na igreja não estamos sozinhos, Jesus está aqui, ele está presente, Jesus ouve nossas prece e a eleva a Deus.”
O padre André de Paiva Oliveira, PF, agradeceu aos colaboradores da nossa comunidade que ajudaram voluntariamente nas reformas da igreja e entregou a cada um presente.  Todavia, agradeceu a presença ilustre do Cardeal Dom Odilo e a todos os colaboradores e dizimistas que ajudaram nas reformas da igreja.  

agosto 18, 2011

OLHAR EPISCOPAL - EDIÇÃO 11

FAMÍLIA, PESSOA E SOCIEDADE
por dom Milton Kenan Junior

 


Estamos em plena Semana Nacional da Família (SNF), celebrada pela Igreja do Brasil. Quantas comunidades, constituídas por milhares de famílias, reúnem-se para refletir, rezar, pensar a vida e a missão da família, diante dos desafios que a realidade em que vive lhe impõe.


O tema “Família, Pessoa e Sociedade” da SNF 2011 sugere alguns aspectos que merecem nossa atenção e nossa abordagem durante esta Semana, e a partir dela, nos muitos encontros e atividades, que se realizam no decorrer do ano, relacionados à vida e missão das famílias.


A Família, podemos afirmar em primeiro lugar, é a promotora da dignidade e felicidade das pessoas. Quando jovem, sempre ouvia de um tio muito querido uma história em que ele dizia, brincando, que à primeira vista a maior parte dos problemas que enfrentamos é gerada pela família: a difícil convivência entre pais e filhos, o relacionamento conjugal, o conflito das gerações, a manutenção do lar, a educação da prole etc. Entretanto, num olhar mais aprofundado não se pode negar, afirmava ele mais seriamente, as maiores alegrias também as encontramos na família: a alegria da paternidade e maternidade com a chegada dos filhos, a cumplicidade do casal que ao longo dos anos amadurece-os fazendo crescer na unidade de vida e de amor, a superação dos conflitos e a presença solidária que a Família oferece no momento em que cada um tem que enfrentar o sofrimento, a enfermidade e a morte.


Sim, a Família é Dom preciso e indispensável à nossa felicidade e a nossa realização! É nela que aprendemos a ser gente, e gente feliz! Por mais que queiram afirmar o contrário, até hoje nenhuma outra instituição foi capaz de fazer o que a Família faz! Há falhas, limites, contradições? Sem dúvida! Embora de natureza divina, a Família é uma realidade humana, histórica, e por isso passível de falhas e contrastes! Mas ninguém melhor do que a Família cumpre o papel de formar e educar para a vida. Investir na Família é assegurar uma sociedade mais feliz!


Há poucos dias, ouvia no noticiário de uma grande radio da cidade São Paulo que em alguns países, hoje, há um grande interesse em sustentar e apoiar projetos sociais, cujos recursos e custos ficam muito abaixo do que os despendidos em instituições de reeducação e correção, cujos efeitos nem sempre correspondem aos recursos aplicados. Por que não investir na Família, se os fatos comprovam que Família apoiada e equilibrada gera cidadãos de bem, capazes de manter a qualidade de vida da sociedade que vivemos?


Num outro dia, eu ouvia também alguém dizer que nas muitas vezes que esteve na Fundação Casa, que acolhe adolescentes e jovens infratores, nunca encontrou um jovem ali que tenha sido assistido pela Pastoral da Criança, ou seja, dificilmente alguém que tenha uma família constituída e amparada irá enveredar por caminhos do crime e da delinquência.


A Igreja não se cansa de dizer da importância da missão da Família no mundo de hoje! O Beato Papa João Paulo II já disse: “O futuro de humanidade passa pelo futuro da Família”!


Em junho passado, na sua visita à Croácia, o papa Bento XVI dedicou à Família um dos seus discursos, publicado pelo Jornal L’Osservatore Romano em 11 de junho deste ano com o título: “Famílias abertas à vida recurso para o futuro”. Entre muitas afirmações importantes, o papa faz um grande apelo às famílias: “Mostrai com o vosso testemunho de vida que é possível amar, como Cristo, sem reservas, que não é preciso ter medo de assumir um compromisso com outra pessoa. Queridas famílias, alegrai-vos com a paternidade e a maternidade! A abertura à vida é sinal de abertura ao futuro, de confiança no futuro, tal como o respeito da moral natural, antes que mortificar a pessoa, liberta-a. O bem da Família é igualmente o bem da Igreja.”


Falar da importância da Família à sociedade é reconhecer que a convivência pacífica e harmoniosa entre nações, povos e indivíduos exige valorizar e investir na Família. Não são poucos os desafios que a família enfrenta e que dificulta a realização da sua missão: desde a mentalidade caracterizada por um nefasto relativismo que solapa convicções e compromete a sua harmonia e sustentabilidade, patrocinando formas estereotipadas de convivência, o controle da natalidade, a destruição de lares.


Merecem também a nossa atenção aquelas situações que colocam em risco a sobrevivência de muitas famílias: a falta de saneamento básico, o difícil acesso à escola, o numero reduzido de creches onde as famílias mais pobres podem colocar seus filhos, a fim de assegurar o acesso ao trabalho; as condições desumanas dos lares, muitas vezes construídos em locais de risco; a falta de assistência e acompanhamento médico e unidades hospitalares nos bairros mais pobres, a ausência de políticas publicas que garantam às famílias recursos para a geração de renda e preservação dos valores culturais e religiosos que possuem.


O empenho pela Família exige de nós também a consciência da responsabilidade da Igreja em formar verdadeiras famílias cristãs. E, certamente, esse será o contributo mais precioso que a Igreja pode oferecer à Família e à sociedade do nosso tempo. O papa Bento XVI no mesmo discurso, acima citado, diz: “Cada um bem sabe como a família cristã é um sinal especial da presença e do amor de Cristo e como está chamada a dar uma contribuição específica e insubstituível para a evangelização.”


Hoje, não são poucas as famílias que no interior da Igreja, através de muitas associações, movimentos e pastorais, procuram conhecer, crescer e vivenciar a sua fé. Elas, por sua vez, são o testemunho mais bonito da vitalidade da Igreja e, ao mesmo tempo, oferecem ao mundo o mais precioso serviço capaz de manter vivo o amor, fundado na verdade e na alegria de viver em comunhão!


Amemos nossas famílias! Delas depende nosso futuro! Elas são para nós um dos mais eloquentes testemunhos da esperança que, como diz o poeta, embora entre as irmãs fé e caridade seja a mais pequena é a que tem a força de arrastar consigo as irmãs que a acompanham!

Dom Milton Kenan Junior
Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal para a Região Brasilândia

agosto 17, 2011

O GRUPO JÉ SHUA DAMASCENO TEM UM CONVITE ESPECIAL PARA O MÊS DE SETEMBRO

17 DE SETEMBRO DE 2011 - A PARTIR DAS 19H
*NO SALÃO DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO*


Será uma noite para todas as idades, e você é o nosso convidado especial.   Veja abaixo, a programação:

*SHOW DE TALENTOS*

*NOITE DO PASTEL*

*2 RIFAS*
1º  CELULAR
2º KIT CATÓLICO


As incrições para o Show de Talentos podem ser feitas na secretaria paroquial de terça-feira a sábado das 09h Às 17h, no telefone (011) 3923-7179.


agosto 15, 2011

VOCAÇÃO, QUAL É O SEU CHAMADO?

20   de agosto de 2011 das 14h às 18h
Salão da Paróquia São José Operário- Jd. Damasceno


"Quem se exaltar será humilhado,
e quem se humilhar será exaltado". Mt 23,12




Jovem, você é o nosso convidado especial para este encontro importantissimo vocacional. Teremos a presença das Irmãs MissionáriasCatequistas do Sagrado Coração de Jesus e com as Irmãs Missionárias Sacro Costato e de Maria Santissima Addoloratta.

Venha e traga seus amigos e amigas, está tarde será sensacional, pois, preparai o caminho....

Preparai O Caminho

Padre Jonas

Composição: Padre Jonas
Ouço uma voz vindo da montanha,
ouço cada dia melhor.
Ouço uma voz vindo da montanha,
e eis uma voz a clamar.
Preparai o caminho (bis)
Preparai o caminho do Senhor.
Vejo um Rei sobre a montanha,
vejo cada dia melhor.
Vejo um Rei sobre a montanha,
e eis uma voz a clamar.

SEMANA DA FAMÍLIA

14  a 20 de agosto de 2011



ACOMPANHE  EM NOSSA PARÓQUIA ESTÁ SEMANA DEDICADA A VOCAÇÃO FAMILIAR. JUNTE-SE A  NÓS E ESCOLHE, POIS A VIDA!

agosto 14, 2011

I SEMANA CATEQUÉTICA

Para participar da I Semana Catequética é necessário se dirigir até a secretaria paroquial  e preencher a ficha de inscrição de terça-feira a sábado das 09h às 17h. No final do curso, o participante ganhará um certificado. Veja abaixo, a programação da semana:


I SEMANA CATEQUÉTICA
*DE 22 A 27 DE AGOSTO DE 2011*

*DAS 20H ÀS 21H30*
*SALÃO DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO*


Tema: A catequese e a iniciação cristã.
Lema: “Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.” (Sl 118,15)

                                    



Data: 22/08/11 - segunda-feira

Tema: A Catequese e a família

Horário: das 20h às 21h30







Data: 23/08/11 - terça-feira

Tema: Batismo: porta para a vida

Horário: das 20h às 21h30



Data: 24/08/11 - quarta-feira

Tema: A confirmação, caminho do discipulado

Horário: das 20h às 21h30




Data: 25/08/11 - quinta-feira

Tema: Na eucaristia a força para o caminho

Horário: das 20h às 21h30




Data: 26/08/11 - sexta-feira

Tema: A palavra clareia o caminho

Horário: das 20h às 21h30


Data: 27/08/11 – sábado
Encerramento às 18h00

agosto 13, 2011

CONFIRMADOS PELO ESPÍRITO SANTO


Por Keli Ferreira dos Santos

Quatroze jovens da Paróquia São José Operário que participaram assiduamente dos encontro de formação da Crisma durante o ano de 2010 e 2011, tiveram a alegria de receberem o sacramento da confirmação no dia 07 de agosto de 2011 na missa das 19h30.

A cerimônia aconteceu no salão paroquial por ser um lugar maior e epaçoso. A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar da Região Episcopal Brasilândia, Dom Milton Kenan Júnior. Através das fotos postadas, vocês perceberam que noite explendia foi a cerimônia desta noite.


agosto 11, 2011

INTRONIZAÇÃO DA CAPELA DO SANTISSIMO



Por Keli Ferreira dos Santos


A comunidade Nossa Senhora Aparecida pertencente a Paróquia São José Operário completará no dia 28 de agosto de 2011, vinte quatro anos de fundação e para bem celebrarmos esta data gloriosa, se deu a construção de um momento único de oração pessoal com Cristo: a construção da Capela do Santissimo.

 
A intronização do santissimo aconteceu em uma missa muito especial “o dia do sacerdote”, dia 07 de agosto de 2011 às 18h.

O padre André de Paiva Oliveira, PF, agradeu a todos os dizimistas e colaboradores da comunidade que ajudaram na construção da capela e de modo especial também agradeu ao senhor José Antônio Baltazar, Francisco Fernandes Rosa e João Pedro Soares   pela construção da capela.



Na intronização do santissimo, o padre Andre, saiu do altar com o santissimo nas mãos, realizou uma procissão dentro da igreja e fez a bênção do sacrário. Foi um momento emocionante e esepcial para todos que presenciaram a bênção da capela.

Ainda temos mais surpresas para bem celebrarmos os vinte quatro anos de fundação da Igreja Nossa Senhora Aparecida!!!

agosto 05, 2011

DIA DO PADRE: 4 DE AGOSTO

Homenagem ao Dia do Padre




Ser padre é aceitar e entregar-se a Jesus e a um grande desafio de ser seu representante perante os homens. Somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar seus filhos como somente um pai pode fazer.



Não é missão fácil, pois o padre acima de tudo é ser humano, sujeito a tentações, fraquezas e que também erra.



Saibados reconhecer sua importância e humanidade e ajudá-lo, deixando diferenças pessoais de lado, pois sem a ajuda de todos seu trabalho é, se não em vão, muito mais árduo.



Que este dia em sua homenagem seja um dia de festa, agradecimento e reconhecimento sincero, pois ter um padre em nossa comunidade é benção de Deus e sinal de sua presença viva entre nós.

Em nome de nossa Paróquia São José Operário e toda equipe de pastoral, desejamos muitas felicidades a todos os presbíteros da Igreja. Que Deus os abençoe e guarde, hoje e sempre.

SANTO APOLINÁRIO: 05 DE AGOSTO



Neste mesmo dia em que comemoramos a dedicação da Basílica de Santa Maria Maior em Roma, lembramos com alegria da vida de santidade do mais antigo Bispo de Ravena: Santo Apolinário. Nascido no Séc. I numa família pagã, foi convertido por Deus em Roma, através da pregação do apóstolo São Pedro.
No tempo de Apolinário o paganismo e sincretismo estavam dominando todo o Império e, por isso, todo evangelizador corria grandes riscos de vida. Com a missão indicando a evangelização do Norte da Itália, foi ele edificar a Igreja de Ravena, a qual tornou-se na Itália, depois de Roma, pólo do Cristianismo.

Por causa de Jesus Cristo e do Seu Reino, lutou contra as tentações, permaneceu fiel, com coragem sofreu e suportou até mesmo as torturas como confessor e, mais tarde, o martírio. Conta-nos a história que diante do Édito de Milão em 313, a Igreja Católica adquiriu liberdade religiosa e com isso pôde livremente evangelizar o Império Romano, assim como venerar seus santos; é deste período que encontramos em Ravena grande devoção ao Santo Bispo do qual celebramos hoje, herói da nossa fé.

Santo Apolinário, rogai por nós!

agosto 01, 2011

AGUARDAMOS ANCIOSOS A SUA VINDA NESTE DOMINGO NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA

Por Keli Ferreira dos Santos

A Comunidade Nossa Senhora Aparecida pertence a Paróquia São José Operário, está em graça, pois, no dia 28 de agosto de 2011 celebará 24 anos de fundação.
Por isso, estamos concentrados nas reformas internas da comunidade para bem celebrarmos a palavra de Deus.

Desde já, agradecemos os benfeitores e dizimistas da comunidade que estão empenhados nas obras e aguardamos anciosos a sua vinda neste domingo, dia 07 de agosto de 2011,  certo de termos uma supresa!!!

SANTO AFONSO MARIA LIGÓRIO

1 de Agosto

Santo Afonso Maria de Ligório







Celebramos, neste dia, a memória de um santo Bispo e Doutor da Igreja que se tornou pelo seu testemunho "Patrono dos confessores e teólogos de doutrina moral". Afonso Maria de Ligório nasceu em Nápoles, na Itália, em 1696, numa nobre família que, ao saber das qualidades do menino prodígio, proporcionaram-lhe o caminho dos estudos a fim de levá-lo à fama.
Com 16 anos doutorou-se em direito civil e eclesiástico e já se destacava em sua posição social quando se deparou, involuntariamente, sustentando uma falsidade, isto levou Afonso a profundas reflexões, a ponto de passar três dias seguidos em frente ao crucifixo. Escolhendo a renúncia profissional, a herança e títulos de nobreza, Santo Afonso acolheu sua via vocacional, já que o Senhor o queria advogando as causas do Cristo.

Santo Afonso Maria de Ligório colocou todos os seus dons a serviço do Reino dos Céus, por isso, como sacerdote, desenvolveu várias missões entre os mendigos da periferia de Nápoles e camponeses; isto até contagiar vários e fundar a Congregação do Santíssimo Redentor, ou Redentoristas. Depois de percorrer várias cidades e vilas do sul da Itália convertendo pecadores, reformando costumes e santificando as famílias, Santo Afonso de Ligório, com 60 anos, foi eleito Bispo e assim pastoreou com prudência e santidade o povo de Deus, mesmo com a realidade de ter perdido a amizade do Papa e sido expulso de sua fundação.
Entrou no Céu com 91 anos, depois de deixar vários escritos sobre a Doutrina Moral, sobre a devoção ao Santíssimo Sacramento e a respeito da Mãe de Deus, sendo o mais conhecido: “As Glórias de Maria”.

Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós!

BEM-VINDOS AO MÊS VOCACIONAL: AGOSTO

Por Keli Ferreira dos Santos

O mês de julho foi embora, agora estamos no mês de agosto. No mês de agosto, os nossos olhares estarão voltados para a temática vocacional.

Durante os quatro domingos do mês de agosto, seremos interpelados pela liturgia refletirmos a nossa voação quanto esposo/esposa, filho/filha/ religioso/religiosa, mãe/pai , irmão/irmã e assim sucessivamente. E no final, teremos que refletir internamente se a nossa conduta enquanto cristãos é uma atitude irmanada no amor vocacional de Jesus Cristo. No amor doação.

Dessa forma , desejamos que você vivencie no mês de agosto a plenitude da sua voação, sem medo, coragem!!!