fevereiro 28, 2011

ACONTECEU: REUNIÃO DE DOM MILTON E PASCOMBRAS COM SECRETÁRIAS

Na tarde da quinta-feira, 24 de fevereiro, dom Milton Kenan Junior, bispo regional, e a equipe de agentes da Pascom Brasilândia reuniram-se na Cúria Regional com as secretárias de paróquias para averiguar o estado da comunicação intra e extra paroquial. Após um breve momento formativo sobre o que vem a ser a comunicação, as secretárias, divididas em grupos, apontaram algumas carências que dificultam a comunicação: pouco acesso à agenda de atividades das pastorais, deficiência técnica de equipamentos, ausência ou precariedade de rede de internet, excesso de atribuições, entre outras demandas. Dom Milton enalteceu os trabalhos das mais de 35 secretárias presentes, "é função de grande importância nas nossas paróquias e comunidades, é alguém que faz o elo do pastor com as comunidades" e alertou para a função evangelizadora das secretárias, "a secretaria da paróquia é o primeiro lugar de evangelização". O bispo e os agentes da Pascom anotaram as demandas apresentadas e incentivaram os presentes a sair de uma cultura de isolamento comunicacional. Há a intenção de encaminhar ao clero regional as demandas apresentadas pelas secretárias.

Enviado pela Pascom

fevereiro 23, 2011

OLHAR EPISCOPAL - EDIÇÃO 04


“A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil” é o título do mais recente fascículo da coleção “Estudos da CNBB” (n° 101). O texto não trata apenas da realidade da comunicação, mas vai além, parte da constatação de que vivemos hoje sob o efeito de uma verdadeira revolução cultural na qual alcançam grande importância “a informação de último minuto, a distração, o entretenimento, a imagem dos vencedores que souberam usar a seu favor as ferramentas tecnológicas e as expectativas de prestígio e estima social.”

Nós vivemos sob o efeito das novas tecnologias, do mundo midiático, dos avanços na área da informação e da diversão. Hoje a ultima palavra está no televisor com “tela plana”, na imagem em três dimensões, no site da ultima geração, no Twitter, Orkut, no celular com acesso a internet... e outras tantas invenções.

Como se vê, o desafio e as possibilidades para são imensos! É preciso, entretanto, passar de uma atitude de expectador para protagonista; ou seja, é preciso passar da atitude de quem apenas assiste para a atitude do que participa e usa dos novos recursos para a evangelização!

Na noite do último dia 17, no encontro com a Pascom da Região Episcopal Brasilândia refletimos sobre isso: o avanço do mundo midiático e a dificuldade que temos em nos “conectar” com este mundo para fazer ressoar o anúncio de Cristo e a palavra da Igreja! A título de exemplo, seria bom verificarmos quantas paróquias da Região tem um site, um blog, e se as secretárias têm a possibilidade de usar a Internet para facilitar a comunicação entre paróquias ou mesmo entre os grupos da paróquia.

Alguns dados nos surpreendem! O site da Região Episcopal Brasilandia tem mensalmente 12.000 visitantes. O Blog da Paróquia de Santa Teresinha na Vila Terezinha (Setor Cântaros), criado em setembro de 2010, já teve 950 visitantes; o Blog da Paróquia Santa Cruz de Itaberaba, criado em junho de 2010, alcançou até estes dias 1766 visitantes. E o Blog da Pascom Brasilândia tem 200 acessos mensais.

Creio que os números estão a nos dizer que estamos diante de uma realidade que não podemos ignorar, se queremos avançar no anúncio do Evangelho!
Mas não basta um computador de ultima geração na secretaria paroquial para estar tranqüilo diante do desafio! Não! É preciso ter um coração grande e uma mente aberta para a partir deste imenso horizonte mudar nossas posturas e atitudes.

Hoje, mais do que nunca, precisamos nos servir dos maravilhosos recursos que a mídia nos oferece para fortalecermos a comunhão entre nós, a troca de experiências, a colaboração mútua, a ajuda fraterna, e a correção evangélica também. Será preciso superar a tentação da competição e estabelecer a cultura da comunhão. Como seria bonito se paróquias e comunidades se articulassem como uma “rede social”, permitindo a comunicação rápida de informações, facilitando aos que nos procuram a resposta eficaz às suas necessidades, criando a cultura da ajuda mútua veloz e eficaz!

Neste ano, estamos aproveitando deste espaço para levar a “palavra do Bispo” às paróquias e comunidades, utilizando dos recursos que a mídia nos oferece. E alguns resultados já começam a aparecer e a nos estimular!

O ultimo texto tinha como título “A Catequese vem aí!”. Um dos padres da região tomou o texto e serviu-se dele para animar o grupo de catequistas de sua paróquia, chamando a atenção para alguns elementos que apresentei, a partir do Documento de Aparecida. Não bastou para eles ler o texto, mas inclusive afixaram-no nos murais das comunidades permitindo que o maior número de pessoas pudesse lê-lo e compreender melhor o que a catequese representa na vida da comunidade!

Confesso que eu pessoalmente gostaria que a Pascom regional tivesse livre trânsito nas comunidades, paróquias, grupos e movimentos da nossa Região, orientando as comunidades a começar ou aperfeiçoar o uso dos meios de comunicação midiáticos para fazer ecoar por todos os cantos da Região o Evangelho!

Nos novos areópagos, não podemos deixar que falte o anúncio de Cristo e o testemunho das comunidades! No que está ao nosso alcance, não deixemos de fazê-lo!

+ Milton Kenan Júnior
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Brasilândia

Caravana para o 19º Alegrai-vos 2011


A paróquia esta promovendo uma caravana para o encontro Alegrai-vos um ônibus no dia 06 de fevereiro que sairà da creche São Camilo na Rua Gregório Pomar, 10 - Jd Damasceno, para maiores informações somente aravés do grupo de oração de quinta na comunidade Nossa Senhora Aparecida Rua Eduardo Costa, 48 - Jd Damsceno à partir das sete da noite falar com Fabio, Zildenor ou Jeane, a passagem esta R$12,00 reias.

19º ALEGRAI-VOS


Evento de Carnaval tem presença de conhecidos sacerdotes e pregadores

No próximo Carnaval, dias 06, 07 e 08 de março, a Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de São Paulo e das dioceses de Campo Limpo, Santo Amaro e São Miguel Paulista irão promover no Ginásio Mauro Pinheiroo 19º Alegrai-vos, que terá como tema: “Por causa da Tua palavra, lançarei as redes” (Lc 5, 5).

O Alegrai-vos é um evento tradicional da RCC, que reúne um público estimado de 12 mil católicos a cada ano. São 5 mil participantes e 500 voluntários, reunidos para passar um Carnaval diferente, com muita oração, pregações, músicas e celebrações religiosas. O evento acontece desde 1993, sob a coordenação do Conselho Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica, atualmente presidido por Gilberto Lopes.

Entre as presenças confirmadas para o evento estão conhecidos pregadores católicos como Walmir Alencar (Ministério Adoração e Vida), Léo Rabello (Banda Dominus), Diego Agiani (Diocese de Jundiaí), Cláudio Luiz Vaz - Ká (Fundador da Missão Eucarística Voz dos Pobres), Rogério Soares (Presidente do Conselho estadual da Renovação Carismática Católica) e religiosos como Padre Serginho (Missão Eucarística Voz dos Pobres), Padre Luís Fernando (Diocese de São José dos Campos), Padre Abério Christe (apresentador de vários programas católicos em rádio), Padre Eduardo Dougherty (fundador da Associação do Senhor Jesus – TV Século XXI) e Padre José Roberto Pereira (Assessor da RCC da Arquidiocese de São Paulo).

Entre as atrações estão também os grupos de música Ministério Adoração e Vida, Banda Dominus, Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo e Missão Eucarística Voz dos Pobres. Para a missa de encerramento estará presente também o Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer, entre outros bispos convidados.

Acesso

Devido a reforma do Ginásio do Ibirapuera, o evento será realizado no espaço ao lado, o conhecido Ginásio Mauro Pinheiro, que pode ser acessado facilmente por quem desejar ir ao 19º Alegrai-vos. Entre as principais opções de acesso estão o Metrô (Estação Brigadeiro, aproximadamente 800m.) e linhas de ônibus (pontos localizados na Av. Brigadeiro Luis Antonio, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. 23 de Maio, rua Manoel da Nóbrega). Além disso, o local oferece amplo estacionamento (pago), entrada pela rua ao lado.

Serviço

Local: Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro
Endereço: Rua Abílio Soares, 1300 - Paraíso
Datas: dias 06, 07 e 08 de março
Horário: oito da manhã às seis da tarde
Entrada: franca

Mais informações

Escritório Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de São Paulo
Telefone: (11) 3824-9345
E-mail: rccsaopaulo@uol.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Site: www.rccsaopaulo.com.br

Preparação para peça teatral da Paixão de Cristo

A paróquia através do grupo de jovens esta promovendo todos os sábados a partir dàs quatro horas da tarde até às cinco da tarde a realização dos ensaios para a peça da Paixão Cristo a ser realizada no dia 21 de abril de 2011. Convite esta aberto a mais integrantes. Na comunidade Nossa Senhora Aparecida - Rua Eduardo Costa, 48 - Jd Damasceno.

fevereiro 10, 2011

OLHAR EPISCOPAL - EDIÇÃO 03

A CATEQUESE VEM AÍ

por dom Milton Kenan Junior



A cada ano, no mês de fevereiro, ressurge a preocupação dos pais e expectativa das crianças e jovens, com o reinício do ano letivo; e, por conseqüência, com o retorno às aulas nas escolas públicas e particulares.
Também em nossas paróquias e muitas de nossas comunidades abrem-se as inscrições para a catequese infantil e de adolescentes, intimamente ligadas à preparação para os sacramentos da confirmação e da eucaristia. São milhares de crianças e jovens que se dirigem às nossas comunidades na esperança de poderem ingressar num dos grupos de catequese. E junto delas estão inúmeras famílias que desejam transmitir aos seus filhos a fé que um dia os próprios pais receberam.


Creio que este é um momento oportuno para pensarmos na formação catequética que oferecemos em nossas comunidades. Imagino que neste período os grupos de catequistas de nossas paróquias e comunidades se esforçam por planejar os encontros e atividades e reelaborar os conteúdos e programas do ano que se inicia.


Se não o fazem, aqui vai uma primeira dica: planejar! O êxito de nossa ação pastoral parte sempre da capacidade de planejar, ou seja, estabelecer objetivos, metas, programas e atividades que envolvam todos: famílias, crianças, jovens, catequistas, padre e comunidades.


Considerando a importância desse tema, eu chamaria a atenção para dois parágrafos do Documento de Aparecida que afirmam que “a catequese não deve ser só ocasional, reduzida a momentos prévios aos sacramentos ou à iniciação cristã, mas sim itinerário catequético permanente.” (n°298); e, “a catequese não pode se limitar a uma formação meramente doutrinal, mas precisa ser uma verdadeira escola de formação integral. Portanto, é necessário cultivar a amizade com Cristo na oração, o apreço pela celebração litúrgica, a experiência comunitária, o compromisso apostólico mediante um permanente serviço aos demais.” (n°299).


No momento de planejar nossa ação catequética será importante perguntar-nos se os encontros catequéticos são realmente um encontro com Jesus Cristo, anunciado por autênticas testemunhas, capazes de despertar nos catequizandos o desejo e a alegria de participar da vida da comunidade, envolvendo nesse processo os pais, primeiros e legítimos catequistas dos seus filhos, de forma que a formação na fé permeie toda a vida a ponto de tornar fé e vida inseparáveis.


Quero expressar meu apreço pelo trabalho dos catequistas e seus colaboradores! Estimulo a todos os catequistas a participarem dos encontros de formação promovidos em nossa Região, seja na ECAT (Escola de Catequese), ITEBRA (Instituto Teológico Brasilândia) ou ETEP (Escola de Teologia e Pastoral).



Desejo a todos os catequizandos e aos seus familiares um verdadeiro encontro com Jesus Cristo neste ano, em cada encontro catequético!



Que Deus nosso Pai nos abençoe a todos!


+ Milton Kenan Júnior
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Brasilândia