julho 06, 2011

“LIXO BEM COLOCADO, NOSSO BAIRRO PRESERVADO”





Ato público educativo organizado pelas CEBs quer conscientizar população da importância de não se colocar lixo nas ruas fora do horário

Lixo espalhado pelas vias públicas, além de ser foco facilitador de doenças como a leptospirose, pode provocar poluição do solo e das águas, e também degradar a imagem de um bairro.

Há tempos, essa realidade tem sido vivenciada pelos moradores do Jardim Carumbé, Jardim Paulistano, Vila Terezinha e Vila Isabel, na zona noroeste de São Paulo.

Atentas a essa situação, as lideranças das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) das paróquias Bom Pastor e Santa Terezinha, do Setor Cântaros da Região Episcopal Brasilândia, estão mobilizadas para conscientizar a população e o poder público sobre suas responsabilidades na gestão do lixo.

No próximo sábado, 9 de julho, das 8h às 12h, as CEBs realizam o ato público educativo “Lixo bem colocado, nosso bairro preservado”, com a meta do orientar a população a colocar o lixo nas calçadas apenas nos dias e períodos em que está prevista a passagem do caminhões de lixo da prefeitura.

“Os caminhões sempre passam de segunda, quarta e sexta-feira no período da manhã, mas logo depois disso já têm lixo pelas ruas, vielas e escadões. Queremos conscientizar os moradores para que coloquem o lixo na calçada apenas nos dias e horários corretos de coleta”, explica Iva Mendes, leiga atuante nas CEBs do Setor Cântaros.

De acordo com o Iva, além do hábito da população, o fato de a prefeitura não recolher periodicamente entulhos nas ruas da periferia da Brasilândia, acaba por transformar os locais onde ficam os entulhos em grandes depósitos de lixo a céu aberto.

Para conscientizar a população durante o ato público educativo, os agentes da CEBs vão colocar a mão na massa: com pás, vassouras, baldes e até um caminhão, eles passarão recolhendo o lixo ao longo do percurso, que partirá do ponto final do ônibus Jardim Paulistano 8215 (Rua Aparecida do Taboado s/nº, próximo ao CEU Jardim Paulistano) com chegada na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes (Rua Jorge Pires Ramalho, 583, na Vila Isabel).

Também serão distribuídos planfletos explicativos sobre a importância do cuidado com o lixo e haverá ainda conscientização por meio de carro de som e da presença dos personagens Maria Beleza e Zé Limpinho, dois bonecões que sempre acompanham as mobilizações em prol do meio ambiente na Região Brasilândia.

Serviço:

Ato público educativo: “Lixo bem colocado, nosso bairro preservado”

Sábado, 9 de julho, das 8h às 12h

Saída do ponto final do ônibus Jardim Paulistano 8215 (Rua Aparecida do Taboado s/nº,próximo ao CEU Jardim Paulistano), caminhada pelas ruas dos bairros Jardim Carumbé, Jardim Paulistano, Vila Terezinha e Vila Isabel, com chegada na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes (Rua Jorge Pires Ramalho, 583, na Vila Isabel).

Informações

Iva Mendes



(11) 8924-8515
Paróquia Bom Pastor
(11) 3921-0548
Fonte: http://braspascom.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário