julho 30, 2011

OLHAR EPISCOPAL - EDIÇÃO 10

ANUNCIAR A PALAVRA QUE GERA A VIDA

por dom Milton Kenan Junior


“O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, e o que nossas mãos apalparam do Verbo da vida - porque a Vida manifestou-se: nós a vimos e dela vos damos testemunhos e vos anunciamos...” (1Jo 1,1-2a).

A cada ano, o mês de agosto é acolhido pela Igreja no Brasil como um tempo privilegiado para despertar nas comunidades o interesse, o compromisso, o apoio e a oração pelas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias.

São muitas as iniciativas para criar a tão almejada “mística” ou “cultura vocacional”; ou seja, a sensibilidade tão necessária à ação do Espírito Santo que abre corações e mentes à voz de Deus, que não se cansa de chamar o seu povo, cada um dos seus filhos, aos mais diversos ministérios e serviços, para tornar realidade o Reino anunciado por Jesus, cujas parábolas ouvimos nestas últimas semanas, nas eucaristias dominicais.

Tenho em mãos o farto material produzido pelo Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de São Paulo, enviado no formato PDF para todas as paróquias da Arquidiocese, pelo padre Messias de Moraes Ferreira. Os que se interessarem poderão solicitá-lo do próprio padre Messias (cvasp@uol.com.br), pois tratam-se de orientações e sugestões práticas e valiosas para tornar o mês de agosto um tempo de maior sensibilidade ao Deus que chama!

O tema sugerido, neste ano, à nossa reflexão e oração é “Anunciar a Palavra que gera a vida”, com o lema “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10).

São sugestivas as palavras do papa Bento XVI no inicio da Exortação Apostólica “Verbum Domini”: “Num mundo que frequentemente sente Deus como supérfluo ou alheio, confessamos como Pedro que só Ele tem “palavras de vida eterna” (Jo 6,68). Não existe prioridade maior do que esta: reabrir ao homem atual o acesso a Deus, a Deus que fala e nos comunica o seu amor para que tenhamos vida em abundância (cf. Jo 10,10).” (VD 2).

Ainda no mesmo documento, Bento XVI dizendo da relação entre a Palavra de Deus e as vocações, afirma que “quanto mais aprofundarmos a nossa relação pessoal com o Senhor Jesus, tanto mais nos damos conta de que Ele nos chama à santidade, através de opções definitivas, pelas quais a nossa vida responde ao seu amor, assumindo funções e ministérios para edificar a Igreja” (VD 77).

A Palavra de Deus contida na Escritura pode ser compreendida como o relato de muitos chamados. No relato da criação (Gn 1, 1 - 27) vemos uma sucessão de “Deus disse...” “Deus fez...” Deus chamou”, revelando-nos o apelo divino que chama todas as coisas à existência, transformando o ‘caos’ em ‘jardim’, onde o homem e a mulher são colocados como Sua obra-prima. Emblemático é o chamado de Abraão (cf. Gn 12, 1-3), destinatário da benção e da promessa divinas, chamado a andar na presença do Senhor e viver na perfeição (cf. Gn 17,1). O que outrora lamentava a sua esterilidade, torna-se pai de uma multidão de filhos, semelhantes a areia do mar e as estrelas do céu (cg. Gn 15,2-6).

Não menos significativo é o chamado que Deus dirige a Moisés (cf. Ex 3, 7-12) para salvar o seu povo da escravidão do Egito e conduzi-lo à terra prometida. Nos profetas, porém, o chamado assume conotações de uma simplicidade e profundidade impressionantes (cf. Is 6, 1-8; Jr 1, 4-10). Mas é em Jesus, o chamado por excelência (cf. Hb 10,5-10), que a vocação alcança seu sentido e profundidade exemplares!

Na lógica da Palavra de Deus, todo o que é chamado tem a missão de chamar! Acompanhando os vários chamados, sobretudo os primeiros discípulos de Jesus, não é difícil constatar que os que se encontravam com o Mestre, sentiam-se impulsionados a levar outros ao encontro com Ele, a fazer sua a experiência que eles próprios faziam. Assim aconteceu com André (cf. Jo 1,40s) e com Filipe (cf. Jo 1,45s)! É a dinâmica de toda vocação!

Não sei se não me engano ao dizer, mas creio que o critério para discernir todo chamado é o compromisso em chamar outros ao seguimento de Jesus. O Documento de Aparecida afirma: “quando cresce no cristão a consciência de pertencer a Cristo, em razão da gratuidade e alegria que produz, cresce também o ímpeto de comunicar a todos o dom desse encontro” (DAp 145).

São muitas as maneiras e ocasiões para “chamar” e, são tantas também os modos como podemos transmitir o chamado aos que nos cercam. Desde situações corriqueiras como o convívio no lar, uma visita à escola, um momento de diversão com os amigos. Todas as ocasiões podem se transformar em oportunidade para semear no coração dos que estão ao nosso lado o interesse pelo Evangelho, o desejo de uma amizade mais intensa com Cristo, a disponibilidade para servir aqueles que ninguém quer servir, por Cristo e em Seu Nome, o desejo de se fazer dom à comunidade, assumindo o próprio lugar nela.

Mas também são muitos os modos como podemos transmitir o chamado do Mestre, considerando que o mais importante será sempre o testemunho de uma vida fundada no Evangelho! Nossas palavras tornam-se eloquentes, nossos convites irresistíveis se forem acompanhados de compromisso sério com o Senhor e fidelidade à sua Palavra; se, nossa vida, muitas vezes pobre e escondida, estiver tecida pelo fio de “uma fé direita, uma esperança certa, uma caridade perfeita”, como pede São Francisco ao Crucificado, capaz de levar ao “senso e conhecimento [de Deus]” no cumprimento da sua vontade.

Anunciar a Palavra que gera a vida é compromisso de todo chamado! “Chamados para Chamar!” “Evangelizados para Evangelizar!” “Discípulos-Missionários!” A Palavra percorre entre nós o Seu Caminho querendo gerar entre nós alegria e entusiasmo na Missão, compromisso com o Reino! Ouvintes, praticantes, anunciadores, testemunhas da Palavra é o que nos tornará verdadeiramente comprometidos com o surgimento de vocações genuínas e autênticas na Igreja!

Dom Milton Kenan Junior

Bispo Auxiliar de São Paulo

Vigário Episcopal para a Região Brasilândia



julho 25, 2011

NOITE GLORIOSA DIA DOS AVÓS: 26 DE JULHO!!!

Em homenagem ao dia dos avós a Paróquia São José Operário celebrará às 20h na Comunidade Nossa Senhora Aparecida uma grandiosa celebração para todos os avós nesta terça-feira dia 26 de julho de 2011.

Vovô e vovó, os senhores são os nossos convidados para está noite gloriosa!!!
 
São Joaquim e Santa Ana, rogai por nós!!!

DIA DE SÃO CRISTOVÃO: 25 DE JULHO DE 2011





(Padroeiro dos motoristas, dos viajantes e dos taxistas)



"Cristóvão" significa "aquele que carrega Cristo". São Cristóvão, protetor dos viajantes e dos motoristas. Martirizado no século três, possivelmente viveu na Síria. São Cristóvão é, também o padroeiro dos taxistas!



De acordo com algumas das lendas, Cristóvão era um gigante materialista com manias de grandeza. Supondo que o rei a quem servia seria o maior do mundo, Cristóvão servia, sem saber, ao satanás, dentro da presteza; porém, o gigante vivia triste, mal-humorado e imundo!



Através de um ermitão, o gigante descobriu o verdadeiro Rei. Informado, passou a fazer caridade para servir ao novo Senhor; Cristóvão trocou suas manias, e passou a servir seus semelhantes, pegando a nova causa com fé e garra, transformando-a em sua lei.



No rio, passou a baldear as pessoas, vadeando-as com louvor. O gigante, agora limpo, passou a ter a alegria em seus semblantes! Numa noite, um menino chegou ao bom gigante e lhe pediu: "É possível tu me transportar para a outra margem do rio?"

Cristóvão pegou o menino nos ombros e seguiu o seu roteiro. Só que, a cada passo dado, o menino lhe pesava cada vez mais; parecia ao gigante estar carregando o peso do mundo inteiro! Ao observar o espanto de São Cristóvão, o menino lhe falou: "Em teus ombros, levaste mais que o mundo inteiro. Tu carregaste o Senhor do Mundo. Eu sou Jesus, aquele a quem tu serves...






ORAÇÃO DE SÃO CRISTÓVÃO



Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar, venham elas dos homens ou do espírito infernal.

São Cristóvão, rogai por nós.



ORAÇÃO DO MOTORISTA



Ó Senhor, por intercessão de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, dai-nos firmeza e vigilância nos muitos caminhos da vida em busca de trabalho, lazer, felicidade e realização. Todos somos caminhantes nas estradas deste mundo, acompanhai-nos constantemente para chegarmos ao destino sem acidentes e contratempos.

Protegei, ó Senhor, os motoristas que conduzem os modernos meios de transportes. Que eles possam ser guiados por vosso Espírito, e assim ajam com sabedoria e respeitem as leis de trânsito.

Protegei, ó Senhor, aqueles que caminham conosco e ajudai-nos a respeitar a todos, pedestres e transeuntes, agindo sempre com prudência.

Protegei, ó Senhor, os jovens que dirigem e dai-lhes um coração sempre voltado à vida. Que possam descobrir vossa presença viva no mundo e respeitem a todos. Que cresçam sempre guiados pelo vosso Espírito para que sejam os protagonistas da nova sociedade do terceiro milênio.

Confortai, ó Senhor, as famílias que perderam as pessoas queridas, vítimas do cruel trânsito brasileiro. Dai-lhes a esperança necessária para viverem em vossa presença sem condenação ou rancor.

Que possamos, Senhor, descobrir vossa presença na natureza e um tudo o que nos rodeia, amando assim cada vez mais a vida.



Amém!

julho 24, 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A CATEQUESE ADULTA

 As inscrições para a catequese de adultos estão abertas e podem ser realizadas na secretaria paroquial .

O inicio será no dia 28 de agosto de 2011 a partir das 09h10 no salão da Paróquia São José Operário- Jd. Damasceno.

julho 23, 2011

CASAMENTO COMUNITARIO



As inscrições para o Casamento Comunitário estão sendo realizadas na secretaria paroquial de terça-feira a sábado das 09h às 17h.


De acordo com a o livro de Gênesis, 2,24 "Por isso, um homem deixa seu pai e sua mãe, e se une à sua mulher, e eles dois se tornam uma só carne." Desta forma, este casal em nome do amor que sentem um pelo outro, constroem uma família de Deus.


Não perca esta oportunidade e faça a legitimação da sua união (in) estável e receba a bênção do sacramento do matrimônio em sua vida! Lembre-se de providenciar na Igreja em que você foi batizado enquanto bebê ou adulto, o pedido do o seu batistério atualizado para fins matrimoniais. Sem esta informação importantíssima, torna-se inviável a concretização do processo matrimonial.


Maiores informações pelo telefone (011) 3923-7179 na secretaria paroquial.


 

julho 21, 2011

SAO LOURENÇO DE BRIDES



São Lourenço de Brindes Presbítero da Igreja, o santo de hoje é reconhecido como Doutor, pois amou, aprofundou, serviu e com ardor comunicou a Sã Doutrina Católica. Nascido em Brindes, na Itália, no ano de 1559, São Lourenço entrou na família franciscana, como Capuchinho e chegou a Superior Geral.

Homem de Deus e conciliador da maneira franciscana de viver com as necessidades da época, como pregador espalhou a Palavra de Deus em muitos lugares, como Itália, Espanha, Portugal, França, Bélgica, Holanda. Conhecedor do hebraico, aramaico, caldeu, grego, latim, alemão, italiano e outras línguas, pôde - como teólogo e apologista - aprofundar nos estudos das Sagradas Escrituras e bradar pelos quatro cantos da Igreja e do mundo a Verdade, pois o protestantismo se alastrava, assim como diversas heresias.

São Lourenço fugia constantemente das honras e, além de dormir no chão, levantava-se à noite para rezar e se alimentava somente de pão, água e verduras, como penitência. Além de grande propagador da Palavra, foi quem muito lutou para vivê-la, por isso, ao ocupar a função de diplomata da Igreja, serviu de pacificador durante a ameaça de invasão por parte dos turcos. São Lourenço, que entrou no Céu com 60 anos, deixou muitos escritos, os quais externam o amor pela Palavra de Deus: "A Palavra de Deus é luz para a inteligência, fogo para a vontade, para que o homem possa conhecer e amar a Deus... É martelo contra a dura obstinação do coração, nos vícios contra a carne, o mundo e o demônio; é espada que mata todo o pecado".


São Lourenço de Brindes, rogai por nós!

julho 20, 2011

FELIZ DIA DO AMIGO!!!

 


QUE A NOSSA AMIZADE CRESÇA AINDA MAIS NO AMOR, FELICIDADE E CONFIANÇA.

CORDIAIS SAUDAÇÕES, PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO.

julho 16, 2011

PASTORAL DA CRIANÇA: EVANGELIZAÇÃO E VIDA




Keli Santos
Todo terceiro sábado das 14h às 17h acontece na Paróquia São José Operário, o encontro com a Pastoral da Criança. A pastoral é composta por senhoras e jovens que fazem um trabalho de evangelização e vida.

No Jardim Damasceno temos muitas famílias paupérrimas que não têm condições dignas e financeiras de comprar o pão nosso de cada dia para seus filhos e filhas. Então, a Pastoral da Criança assume este trabalho com o recurso que lhe é repassado mensalmente e confecciona a multi-mistura (uma farinha que adicionada à alimentação da criança combate a anemia.)

Dessa foram, ao receber a multi-mistura as mães ajudam seus filhos a crescerem em graça e sabedoria.  Uma criança saudável e bem alimentada rende mais na escola e goza de saúde plena.  Seja você meu irmão e irmã, um colaborador desta pastoral de amor e vida.  Veja abaixo o nosso endereço:



PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO

Av. Hugo Ítalo Merigo, 1152 – Jardim Damasceno

Telefone: (011) 3923-7179


Blog: http://saojosedamasceno.blogspot.com/

julho 13, 2011

MOVIMENTO EDUCATIVO SOBRE O LIXO


Texto por Jaime C. Patias

Uma ação educativa realizada na manhã deste sábado, dia 9, chamou a atenção dos moradores dos bairros Jardim Carumbé, Jardim Paulistano, Vila Terezinha e Vila Isabel, na zona noroeste de São Paulo, sobre a importância dos cuidados com o lixo. Logo cedo, às 8h00, cerca de 50 pessoas, entre lideranças pastorais, educadores, alunos e moradores se reuniram em frente à capela São Benedito, próximo ao CEU Jardim Paulistano, munidas de luvas, máscaras, vassouras, baldes, pás e um caminhão para recolher o lixo e dar um recado à população: "Lixo bem colocado, nosso bairro é preservado".

"Esta é uma primeira caminhada de mobilização, outras ações virão para quem sabe, mais fortalecidos, criar uma cooperativa de reciclagem", afirmou o padre Edson Jorge Seltrin, na abertura da caminhada, marcada por um momento de oração. "Contamos com o apoio de toda a comunidade, das crianças, dos jovens e adultos. Juntos somamos forças em favor da natureza", destacou o padre convocando a população a aderir à iniciativa.

O Movimento Educativo Sobre o Lixo é organizado pelas lideranças das Comunidades Eclesiais de Base - CEBs das paróquias Bom Pastor, Santa Terezinha, São Francisco de Assis e São José Operário, do Setor Cântaros, na Região Episcopal Brasilândia. Padre José Aécio Cordeiro veio de Perus com um grupo do Morro Doce, que vestia camisetas com o slogan "Nesta luta estamos juntos". O exemplo foi seguido por muitas outras pessoas que ao longo do percurso juntaram-se ao Movimento. O trabalho era liderado pelo carro de som, cartazes e faixas com mensagens educativas alertando a população sobre os perigos provocados pelo lixo jogado nas vias públicas, que além de ser foco de doenças como leptospirose, cólera, disenteria, hepatite e criadouro para o mosquito da dengue, polui o solo, as águas, e degrada a imagem do bairro.

"As praças não estão organizadas, as calçadas ficam quebradas e isso não ajuda a criar um ambiente limpo. Mas a Prefeitura não faz nada por nós", reclamou dona Terezinha, liderança das CEBs que vestiu a camiseta verde do Movimento. "O cidadão da periferia fica abandonado, jogado no meio do lixo. Quando não existe organização, fica fácil jogar o lixo em qualquer lugar", argumentou. Para ela se as praças e as ruas fossem bem cuidadas, o povo respeitaria mais.

Conceição Nogueira, comerciante na Rua Aparecida do Tabuado, já teve a ideia de eliminar as sacolas de plástico utilizadas nas compras, mas as pessoas não aderiram. "Na década de 70, não tinha sacolas de plástico e a gente vivia muito bem. Não tinha enchente", lembrou Conceição aprovando a ação. Naquela região a coleta seletiva não é praticada. Segundo Jesuino de Souza Ribeiro, morador da Viela Dez, há 20 anos "a única coisa que a gente vê separar, no Jardim Paulistano é o óleo de cozinha utilizado, o resto é jogado tudo misturado". Para ele, a separação facilitaria o trabalho dos recicladores. "Falta conscientização e respeito aos direitos dos outros", afirmou.

Jaime C. Patias Lixo acumulado na Viela Dez Justamente na esquina da Viela Dez, uma travessa da Estrada da Cachoeira, todos os dias o lixo se acumula ao longo da parede da farmácia. "A gente fica o dia inteiro cheirando o lixo que deveria ser recolhido nas casas, ou então o caminhão deveria passar todos os dias", desabafou o dono do estabelecimento. Até animais mortos ficam expostos. José Cândido da Silva é um dos poucos recicladores do bairro. "O povo não tem jeito, não. A gente cata de tudo, papelão, ferro, plástico, garrafas. É uma bagunça, tudo misturado", reclamou ele. Para Léo, outro morador entrevistado, "se a Prefeitura criasse pontos de coleta, o povo respeitaria mais. Esse Movimento é bom, mas só que isso não vai adiantar, porque quando sair daqui, o pessoal vai jogar de novo", disse, desconfiado.
As reportagens da Rádio Comunitária Cantareira e da revista Missões acompanharam a ação. As reclamações dos moradores apontam para dois problemas: a falta de conscientização na população e o descaso do poder público que não providencia infraestrutura adequada e fiscalização. Mas para Maristela, Agente Comunitária de Saúde, conscientização não falta, porque, segundo ela, "já foram desenvolvidas ações educativas, mas o pessoal não quer saber. Também não é responsabilidade só da Prefeitura. Alguns catadores chegam e espalham o lixo". A questão do lixo, argumenta ela, "é culpa da população". Por outro lado, a maioria dos moradores, não tem onde depositá-lo.

"O lixo tá tomando conta da nossa cidade, aí vem os ratos, as baratas, temos de diminuir essa criação", opina a professora Marleide Rodrigues, liderança que acredita no Movimento e trabalha no Jardim Damasceno. "Lá a gente conseguiu fazer um trabalho com as crianças na escola e com a comunidade e o bairro melhorou muito. Aqui eu sempre via lixo nas ruas, mas não fazia ideia de que era tanto assim. Eu me assustei com a quantidade", concluiu.

Uma nova ação semelhante já foi marcada para o dia 20 de agosto, em outras ruas, no bairro Guarani. "A gente pode fazer um pouco mais, por exemplo, ligar para o 156 e solicitar o cata bagulho. Juntos, podemos melhorar", avaliou a professora Valdiléia Mota. Segundo a educadora, o Movimento pretende também, reivindicar do poder público, a estrutura necessária para cuidar de todo o lixo. Rubens Morais, coordenador da Assistência Social e Desenvolvimento da Subprefeitura da Brasilândia, acompanhou a ação com interesse.

Para Iva Mendes, uma das articuladoras do Movimento, o lema: "Lixo bem colocado, nosso bairro preservado", tem como meta orientar a população a colocar o lixo nas calçadas apenas nos dias e horários corretos de coleta. "Os caminhões sempre passam nas manhãs das segundas, quartas e sextas-feiras, mas em seguida, já tem lixo pelas ruas e vielas. Queremos conscientizar os moradores para que mudem esse hábito", explicou Iva.

A maior reclamação dos moradores, além do hábito da população, é com a falta de estrutura, como caçambas, maior frequência na coleta do lixo e entulhos, e a inexistência da coleta seletiva. Segundo o motorista do caminhão, a empresa contratada para o serviço coloca todos os dias, 23 caminhões, com uma equipe de seis trabalhadores cada para fazer a coleta, das 8h00 às 14h00. "Essa frota é contratada pela Prefeitura e deveria ser dobrada para dar conta do trabalho, mas isso acontece somente nos messes de dezembro e janeiro", afirmou o motorista.

Ao longo do caminho, enquanto alguns recolhiam o lixo, outros distribuíam panfletos informativos. A presença dos personagens Maria Beleza e Zé Limpinho, dois bonecões conhecidos nas mobilizações sobre o meio ambiente na Região Brasilândia, alegrou a criançada que também participou carregando placas com frases educativas, como: "Cuidar do lixo é nossa obrigação"; "Somos responsáveis pelo mundo em que vivemos"; "Lixo acumulado em lugares inadequados provoca doenças", entre outras. Uma das estratégias da ação é envolver as crianças e os jovens que facilmente se transformam em agentes multiplicadores do Movimento.

julho 11, 2011

SÃO BENTO: 11 DE JULHO

São Bento Abade vem de "Abbá", que significa pai, e isto o santo de hoje bem soube ser do monaquismo ocidental. São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480, numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império.

Diante da decadência – também moral e espiritual – o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio uma maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino.

A Regra Beneditina, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos de Jesus e da prática dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e dominou a Europa, principalmente com a máxima "Ora et labora". Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas de agricultura, entre outras, isso até mesmo depois de São Bento ter entrado no céu com 67 anos.

São Bento, rogai por nós!

julho 09, 2011

Grupo de Oração São Miguel Arcanjo: Realiza Seminário de Batismo no Espírito Santo

"Acontecerá, nos últimos dias - é Deus quem fala -, derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo..." At 2, 17b


 Gracy F. dos  Santos

O Grupo de Oração São Miguel Arcanjo da Com. Nossa Senhora Aparecida acontece sempre todas as quinta-feiras às 20h15. 
Atualmente esta sendo realizado o Seminário de Vida no Espírito Santo que iniciou no dia 2 de Junho e terminará no dia 4 de Agosto com uma grande Missa da Misericórdia.

As temáticas debatidas enfocam o Espírito Santo em nossas vidas, através da palavra de Deus. Sendo assim ressaltamos abaixo os temas estudados.

Na 1º Semana teve como tema "O que é o Seminário sobre o batismo no Espírito Santo"(02/06/2011);

2º Semana - Pessoa e Missão do Espírito Santo (09/06/2011);

3º Semana - A Promessa do Pai (16/06/2011);

4º Semana - O Batismo no Espírito Santo (30/06/2011);

5º Semana - É Jesus quem batiza no Espírito Santo (07/07/2011);

6º Semana - A Vida no Espírito Santo (14/07/2011);

7º Semana - Os Carismas no Espírito Santo (21/07/2011);

8º Semana - Frutos do Espírito Santo (28/07/2011);

9º Semana - Comunidade Cristã (04/08/2011).

Venha participar nesta quinta-feira e traga a sua família.

Veja aqui algumas fotos do Seminário.

julho 06, 2011

“LIXO BEM COLOCADO, NOSSO BAIRRO PRESERVADO”





Ato público educativo organizado pelas CEBs quer conscientizar população da importância de não se colocar lixo nas ruas fora do horário

Lixo espalhado pelas vias públicas, além de ser foco facilitador de doenças como a leptospirose, pode provocar poluição do solo e das águas, e também degradar a imagem de um bairro.

Há tempos, essa realidade tem sido vivenciada pelos moradores do Jardim Carumbé, Jardim Paulistano, Vila Terezinha e Vila Isabel, na zona noroeste de São Paulo.

Atentas a essa situação, as lideranças das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) das paróquias Bom Pastor e Santa Terezinha, do Setor Cântaros da Região Episcopal Brasilândia, estão mobilizadas para conscientizar a população e o poder público sobre suas responsabilidades na gestão do lixo.

No próximo sábado, 9 de julho, das 8h às 12h, as CEBs realizam o ato público educativo “Lixo bem colocado, nosso bairro preservado”, com a meta do orientar a população a colocar o lixo nas calçadas apenas nos dias e períodos em que está prevista a passagem do caminhões de lixo da prefeitura.

“Os caminhões sempre passam de segunda, quarta e sexta-feira no período da manhã, mas logo depois disso já têm lixo pelas ruas, vielas e escadões. Queremos conscientizar os moradores para que coloquem o lixo na calçada apenas nos dias e horários corretos de coleta”, explica Iva Mendes, leiga atuante nas CEBs do Setor Cântaros.

De acordo com o Iva, além do hábito da população, o fato de a prefeitura não recolher periodicamente entulhos nas ruas da periferia da Brasilândia, acaba por transformar os locais onde ficam os entulhos em grandes depósitos de lixo a céu aberto.

Para conscientizar a população durante o ato público educativo, os agentes da CEBs vão colocar a mão na massa: com pás, vassouras, baldes e até um caminhão, eles passarão recolhendo o lixo ao longo do percurso, que partirá do ponto final do ônibus Jardim Paulistano 8215 (Rua Aparecida do Taboado s/nº, próximo ao CEU Jardim Paulistano) com chegada na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes (Rua Jorge Pires Ramalho, 583, na Vila Isabel).

Também serão distribuídos planfletos explicativos sobre a importância do cuidado com o lixo e haverá ainda conscientização por meio de carro de som e da presença dos personagens Maria Beleza e Zé Limpinho, dois bonecões que sempre acompanham as mobilizações em prol do meio ambiente na Região Brasilândia.

Serviço:

Ato público educativo: “Lixo bem colocado, nosso bairro preservado”

Sábado, 9 de julho, das 8h às 12h

Saída do ponto final do ônibus Jardim Paulistano 8215 (Rua Aparecida do Taboado s/nº,próximo ao CEU Jardim Paulistano), caminhada pelas ruas dos bairros Jardim Carumbé, Jardim Paulistano, Vila Terezinha e Vila Isabel, com chegada na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes (Rua Jorge Pires Ramalho, 583, na Vila Isabel).

Informações

Iva Mendes



(11) 8924-8515
Paróquia Bom Pastor
(11) 3921-0548
Fonte: http://braspascom.blogspot.com/

ALELUIA, TEMOS UMA NOVA SECRETÁRIA PAROQUIAL!!!

É com grande satisfação que anunciamos que a Paróquia São José Operário contratou   uma  secretária. O horário de funcionamento da secretaria é das 09h às 17h de terça-feira a sábado.

Dessa forma, todos os trabalhos pastorais serão desempenhados de maneira contundentes ao Reino de Deus.

julho 04, 2011

GRANDIOSA FESTA JULINA DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO



A Grandiosa Festa Julina da Paróquia São José Operário vai acontecer nos dias 09 e 10 de julho de 2011, no sábado à partir das 18h. Haverá comida típica, quadrilha e muita diversão!!!
TEXTO POR: KELI FERREIRA DOS SANTOS

julho 02, 2011

A ASSEMBLEIA NO SETOR ACONTECEU COM GRANDES RESULTADOS



A Assembleia do Setor dos Cântaros aconteceu no dia 02 de julho de 2011 das 08 às 12h na Paróquia Santa Terezinha com grande sucesso. Ficamos instalados no prédio ao lado da Igreja Matriz.  Quem nos recebeu foi a Irmã Natalvina quem cuida do espaço da creche.

Tivemos a presença de oito seminaristas da Arquidiocese de São Paulo que vieram em missão. Além disso, uma leiga consagrada vinda dos EUA que esta hospeda na Paróquia Santa Terezinha participou da assembeia.

A oração inicial foi conduzida pelo padre Valdiram Ferreira dos Santos, pároco da paróquia Santa Terezinha.

O momento VER foi dinamizado pelo padre Edson Jorge Feltrin e pela equipe de coordenação do Setor Cântaros: Ana, Edna, Ferreira, keli, João, Leonor e Regina.

No momento do JULGAR foi convidado o padre Konrad Korner da paróquia Bom Pastor que aprofundou o sentido do “Julgar segundo o Reino de Deus”, aproveitando os elementos da Carta Pastoral. Que levou em conta a tabulação setorial para este momento.

No momento do AGIR a partir da tabulação realizada, pensou em passos concretos para priorizar as ações conjuntas em nível de Setor e Pastoral: saúde e educação.
 
Após a realização deste momento (VER-JULGAR-AGIR), tabulou as respostas no setor, o coordenador a  enviará ao Secretariado Regional até o dia 23 de julho, para ajudar na assembleia regional.  
TEXTO POR: KELI FERREIRA DOS SANTOS

A COORDENAÇÃO DO SETOR CÂNTAROS AVANTE A ASSEMBLEIA DO SETOR



Neste ano de 2011 a Arquidiocese de São Paulo, está com um novo trabalho pastoral que envolve toda a nossa arquidiocese e faz com que todos reflitam sobre a questão “Paróquia, torna-te o que tu és”. Para que este trabalho possa atingir a todos, foi disponibilizado na web http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/, o texto base “Paróquia, torna-te o que tu és” e também a publicação do mesmo.

Cada paróquia leu e estudou este material com profundidade e afinco. Logo após, as paróquias tiveram que responder um questionário com 100 questões pertinentes a vida da paróquia e além destas questões, tiveram que responder outras 12 questões referentes às necessidades sociais da sua área pastoral. Depois, os setores ficaram encarregados de tabular estas questões e organizar uma assembléia setorial.  
A Coordenação do Setor Cântaros juntamente com o coordenador do setor, padre Jorge Edson Feltrin, fizeram e realizaram a tabulação setorial no dia 11 de junho de 2011. Esta tabulação refere-se às questões que as paróquias responderam para a realização da Assembleia de Pastoral da Região Brasilândia que acontecerá no mês setembro de 2011 no Setor Perus.  A coordenação realizou a tabulação através dos  passos dinamizado pelo: VER, JULGAR E AGIR.
Dessa forma, foi possível perceber que as quatro paróquias que compõem o setor: São Francisco de Assis, Santa Terezinha, Bom Pastor e São José Operário, têm as mesmas necessidades, carências e angustias sociais latentes que não foram resolvidas.
Estas demandas não resolvidas dizem respeito às questões sociais da realidade do Setor que detectamos através do questionário respondido pelas paróquias. Os problemas são: meio ambiente, saúde, educação, juventude, segurança e moradia.
A tabulação foi a primeira etapa da coordenação, a segunda será a realização da assembléia do setor e mais 10 pessoas de cada paróquia. O mesmo acontecerá no dia 02 de julho de 2011, na Paróquia Santa Terezinha das 08h às 12h.
  TEXTO POR: KELI FERREIRA DOS SANTOS

julho 01, 2011

JULHO: SEGUNDO SEMESTRE!

JULHO é o sétimo mês do ano no Calendário Gregoriano e tem a duração de 31 dias.

 
O seu nome deve-se ao ditador romano Julius Caesar por ser o mês em que o César nasceu.
Também foi conhecido como Quintilis em latim, dado que era o quinto mês do Calendário Romano, que começava em Março.

Em finlandês, o mês chama-se heinäkuu e significa "mês do feno".

Em todos os anos, Julho começa no mesmo dia de semana de Abril.
Nos anos bissextos, Julho começa no mesmo dia de semana de Janeiro.